Anuncio !

terça-feira, 23 de julho de 2013

Análise Saga Grand Theft Auto


"Grand Theft Auto" ou "GTA" é uma famosa saga composta por 14 jogos totais e 11 desses completamente independentes. A série originalmente foi desenvolvida pela "DMA Design", hoje intitulada como Rockstar North, além de projetos da Rockstar Leeds, para os games portáteis e a Rockstar Toronto, responsáveis pelos títulos atuais da série. Todos os games, sem exceções, foram publicados pela Rockstar Games. A franquia foi inicialmente criada por David Jones, que depois passou os direitos para os irmãos Dan Houser e Sam Houser


Info:

Os enredos de "GTA" são completamente evolutivos, e nunca tiveram uma interligação direta um com o outro, ou seja, a cada novo game, era uma nova história, um novo personagem. Inicialmente não existiam enredos na série, os primeiros 3 games tinham histórias conceituais, e o único objetivo durante a jogatina era roubar carros. Porém, a partir de "Grand Theft Auto III", a série tomou um novo rumo, de que a cada novo game criado, um enredo exclusivo seria apresentado. Não é possível comentar uma sinopse de algum dos jogos, e assim automaticamente explicar a trama da saga, pois cada game possuí característica própria de enredo.

Histórias Pouco Valorizadas, Mas Completamente Fantásticas:

Como já foi dito, a série tem seus enredos evolutivos. Com isso, pode ficar na mente de qualquer um, que a cada novo game lançado para a série, uma evolução comparada ao game anterior era explicitamente vista. Nos dias de hoje, uma das coisas que poucas pessoas realmente levam em consideração na série são os enredos, pois, assim como todos já sabem, a franquia é sinônimo de diversão, não interessa qual seja a sua situação no momento, sempre você terá bons tempos com qualquer um dos jogos. Porém, isso caracteriza a desvalorização da série, em que todo capricho feito dos produtores para possuir um bom enredo, é completamente em vão, e apenas cerca de 40% dos fãs da série realmente levam em conta as histórias sensacionais que TODOS os games apresentaram e continuam apresentando.

Os enredos de cada um dos games da série são incomparáveis uns com os outros,
 cada um deles possuí conceitos sensacionais, desenrolares cheios de ação e finais épicos 

Gráficos Revolucionários:

Os gráficos da série sempre foram um dos pontos mais exigidos pelos fãs ao redor dos lançamentos, e até hoje, os produtores nunca decepcionaram. Tirando os 3 primeiros games para as plataformas bem mais antigas, podemos dizer que desde lá os gráficos eram muito satisfatórios. É impossível se esquecer da tamanha evolução vista em "GTA III", tanto graficamente, quanto pela jogabilidade. Ou também quem não teve aquela extrema vontade de ter em suas mãos os lindos gráficos de "GTA: San Andreas". Além das belas computações de "GTA IV", que mesmo depois de 5 anos após o lançamento, os gráficos ainda são bonitos. 

Jogabilidade Evolutiva:

Porém, o que mais sem sombra de dúvida evoluiu na série foi a jogabilidade. Há três gerações somos prestigiados com a franquia. É impossível se esquecer do modo clássico dos primeiros games, com a câmera posicionada em cima do personagem, e uma das maiores evoluções já vistas no mundo dos games, com o lançamento de "GTA III", que trouxe a série o estilo em que hoje ela é vivida. 

O clássico da câmera 2D acima do personagem e o
 estilo conhecido pelos jogadores de hoje,posicionado em 3D 

"GTA" tem como seus principais divertimentos a violência. Muitas pessoas jogam algum título da franquia para fazer atos que não são livremente executados em outros games, como roubar, matar, bater, atropelar, atirar, e algumas coisas normais, como correr, se abaixar, nos dias de hoje é possível dar cover nas paredes, etc... 

O sistema de roubo, desde dos primeiros jogos é usado da mesma forma, porém a cada novo título, mais realismo é apresentado. O personagem se aproxima de qualquer veículo e apertando determinado botão, faz o condutor atual pular do carro, hoje em dia, esse modo é mais violento, com o protagonista apontando armas na cabeça do motorista, mas sempre usando a violência, com socos, chutes, etc...

Outra característica da jogabilidade é o famoso e calibrado sistema de combate. Como "GTA" desfruta da violência como marketing, temos em diversos momentos tiroteios e combates corpo-a-corpo. A série também evoluiu nisso, os primeiros games não possuem armas para momentos de tiros, porém hoje em dia isso já é essencial na série, e as miras sempre foram bem feitas, as barras de vidas dos inimigos já foram vistas nos jogos mais antigos, hoje em dia são mais realistas. O combate corpo-a-corpo é simples, sempre mostrado com armas brancas e os inimigos sendo derrotados rapidamente, dependendo da sua arma. 

O sistema de tiro do game é bem equilibrado, dando a liberdade 
de escolher o estilo de mira para os tiroteios

Protagonistas - Dão Magia para os Enredos:

Sem dúvida, uma das coisas mais carismáticas já vistas, tanto na série, como em todo o mundo dos games foram cada um dos 8 protagonistas vistos nos jogos da franquia. Na minha opinião, vários personagens da saga marcaram a minha vida de gamer, pois foram alguns dos personagens mais carismáticos que eu já presenciei na minha vida. 

Claude Speed, Tommy Vercetti, Carl JohnsonToni Cipriani, Victor Vance, Niko BellicJohnny Klebitz, Luis Fernando Lopez e Huang Lee. Esses distinguidos nomes fizeram história no mundo da franquia e dos games em geral. Praticamente todos os mencionados anteriores foram mostrados de forma monstruosamente carismática. Ao menos alguns desses personagens fizeram parte da minha vida, e tenho certeza que fizeram da suas também. 

Artwork com todos os protagonistas da série

Cenários Cativantes e Gigantescos:

Característica única da série e da sua publicadora, a Rockstar, é que sempre eles estreiam seus jogos com o princípio de tê-los com uma liberdade enorme. Isso é marca registrada em "Grand Theft Auto", que desde do seu primeiro game já possuía metros e mais metros de terrenos para explorarmos. 

Na série em si, a cidade mais conhecida e mais vista nos jogos é a fictícia  "Liberty City", que já foi cenário de 8 jogos da série, porém, em "GTA IV" é possível ver que os produtores fizeram uma homenagem a famosa "Big Apple", a belíssima cidade New York. Além dessa, temos a cativada pelos fãs, chamada San Andreas, que dentro de seu estado, é divida por outros três distritos ou cidades, que são Los Santos, San Fierro e Las Venturas. Esse obviamente é o estado principal do queridinho "GTA: San Andreas". E por último temos Vice City, a cidade altamente inspirada pela Miami dos anos 80, vista profundamente no título "GTA: Vice City" e "Vice City Stories". 

Como exemplo, temos "Liberty City", que foi monstruosamente 
inspirada em New York no game "GTA IV"

Personalizações:

Um dos fatores preferidos dos fãs é a personalização, tanto do personagem, quanto dos veículos. Porém, isso nem sempre foi visto na série. Na verdade, apenas começou suavemente com "GTA: Vice City", em que tínhamos a oportunidade de trocar de ternos, roupas sociais, porém tudo moderadamente, e de acordo com o seu progresso nas missões. Essa característica explodiu de vez em "GTA: San Andreas", sendo que até hoje o game é o mais querido da maioria por um desses fatores. No game, tivemos a oportunidade de dezenas de roupas, tanto camisas, quanto calças, tênis, óculos, chapéus, relógios de pulso, ou seja, tudo que você possa imaginar existia em estrondosa quantidade em "San Andreas". Além do que, poderíamos, apesar de uma forma ilógica, acrescentar tatuagens no CJ, e fazer cortes de cabelos, desde dos mais curtos, até os 'black powers'.

A personalização se dividia em vários atributos: diversas roupas, tatuagens, 
cortes de cabelo, e até mesmo alterar o físico do protagonista, o deixando mais forte ou mais gordo

Foi também aqui que a série criou a personalização de veículos. Esse também era um dos fatores mais divertidos, e criou a expressão: "Vamos Tunar o Carro!". Aqui você poderia alterar a cor,  as rodas, as capotas, basicamente tudo, além de acrescentar pinturas radicias, turbos, etc... 

A customização de veículos é um dos atributos preferidos dos fãs 

Hoje em dia, a série prefere tomar um rumo mais realista, e deixou de lado vários dos atributos aqui em questão, principalmente mudar o físico do protagonista, acrescentar tatuagens ou diferentes cortes de cabelo a qualquer momento. Esse realismo maior é visto em "GTA IV" e suas expansões, que o único atributo que continuou de personalização foram as lojas de roupas, mas com bem menos números de unidades. 

Gangues e Famílias Mafiosas:

Um dos temas principais que os enredos de Grand Theft Auto sempre procurou retratar foram guerras, tanto de famílias mafiosas, quanto de gangues de diversas regiões. Realmente eram esses grupos que davam maior luz aos desenrolares das histórias de vários títulos. Podemos citar "Vice City", em que a trama se desenrola todo o tempo em volta da Família Forelli. Ou "San Andreas" que optou por retratar a sangrenta guerra de gangues, entre a sua própria, os "Grove Streets Families" e os famosos "Ballas". Mas também é impossível deixar de comentar sobre a fantástica trama de "GTA IV", com diversas famílias mafiosas modernas, na cidade de "Liberty City", a New York do game. 

Sentido do Título:

"Grand Theft Auto", como muitos devem imaginar, foi abreviado para "GTA" por dois motivos. O primeiro deles é que obviamente é um título grande, e repeti-lo o tempo inteiro não se encaixaria bem no vocabulário todo mundo. O segundo motivo é que depois de um certo tempo, o título perdeu o seu significado na série. Na tradução, essas três palavras juntas formam "Grande Roubo de Carro", o que logicamente se refere ao objetivo único que era posto nos 3 primeiros games da série, que seria roubar carros e com isso ganhar mais e mais pontos. 


O título da franquia se refere apenas ao 3 primeiros games da série

Polícias Burras? Acho que não:

Como na série somos sujeitos a cometer atrocidades de violência em quase todos os momentos, nós não saímos sempre ilesos para contar história, se o seu personagem não é derrotado, ele é preso pela polícia. A polícia da série são um dos inimigos mais famosos dos vídeo-games. Isso se dá pelo fato de serem sempre nossos principais adversários em várias ocasiões na franquia.

Porém, os grupos de policiais do game não são evolutivos como os enredos e os cenários, muito ao contrário, eles possuem altos e baixos durante os jogos. A série começou com um nível de polícia regular, depois chegou ao PS2 e as policiais começaram a causar maiores problemas aos jogadores e hoje em dia, na atual geração, elas não são as piores já vistas, conseguem fazer com que todos fujam em curto período de tempo. 

As polícias dos jogos da franquia não são evolutivas, ao contrário, 
elas variam de dificuldade a cada novo game

Músicas Famosas:

Tenho certeza que todos marcaram suas infâncias ou adolescências cantando muito as músicas de rádio que algum dos jogos forneceram a vocês. Essa característica começou com "GTA III", que forneceu em praticamente todos os veículos do jogo estações de rádio. Até lá, a fama da série ainda não havia crescido tanto, e com isso eles apenas acrescentavam vozes do elenco para narrar notícias fictícias. Foi apenas com "GTA: Vice City" que a série inovou nesse sentido, colocando músicas até mesmo do Michael Jackson, Bryan Adams, Twisted Sister, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Megadeth, Slayer e Judas Priest, o que mostrava que a franquia estava sendo muito reconhecida.

Quem não se lembra das faixas "Personal Jesus" da banda "Depeche Mode" ou "Barracuda" vinda da banda "Heart", além de grupos mais conhecidos, novamente com Ozzy Osbourne, acrescendo Gun's N' Roses e outros gêneros, com os mestres "Willie Nelson" e "Hank Williams". Todos esses vistos primeiramente em "San Andreas" e novamente em vários outros títulos.

Polêmicas e Processos:

Como a maioria dos fãs já estão cientes, a série desde início de seus dias sofre diversas polêmicas e processos. No primeiro game, o que principalmente não caiu bem foram as críticas, que alegavam que o excesso de violência contida no título não fazia sentido para qualquer jogador. Depois, apesar da série não ter desistido de seus sonhos evolutivos, apenas aumentaram os problemas, e apesar das críticas começarem a elogiar muito a franquia, agora era a vez dos processos. 

Tudo começou a partir de  "GTA III" e foi seguindo em TODOS os outros jogos. Sempre havia alguns pais aproveitadores que exigiam adquirir dinheiro fácil, mas no final nunca conseguiam, até porque, todos alegavam que seus "filhos pequenos" estavam traumatizados com tamanha violência, mas afinal, o que essas crianças estavam fazendo com o jogo que a faixa etária era para adultos?

Hot Coffee:

Porém, nenhuma polêmica foi tão repercutida como o caso "Hot Coffee", visto em "GTA: San Andreas". Para quem ainda nunca ouviu falar no assunto, eu irei dar uma resumida na situação. O game foi o primeiro da série a acrescentar relacionamentos com o protagonista, sendo assim, o jogador poderia levar sua namorada para restaurantes, bares, clubes, enfim... No final do encontro, depois de um tempo dos dois se conhecerem, seríamos convidados para entrar na casa da nossa namorada, e lá fazer relações sexuais. O game sempre mostrou isso com uma forma normal, apenas deixando as vozes, sussurros e gritos, sem imagens claras. 

Porém, a polêmica surgiu em forma de uma das dezenas de mods que existiram para San Andreas, o intitulado "Hot Coffee", que substituía os efeitos sonoros para um mini-game que tornava o jogador o mesmo controlador do sexo com a sua namorada, e mostrando as relações sexuais com imagens ao vivo e a cores. Obviamente muitos pais processaram a Take-Two, a distribuidora do game, que mesmo assim conseguiu converter a situação, mas retirou o mod de dentro do jogo, após várias lojas cancelarem as vendas do game, que apesar disso, não deixou de tornar o jogo um dos maiores sucessos da franquia.

Percebam como funcionava esse mod que repercutiu muito na série

Alvo das Piratarias:

Quem nunca jogou no seu Playstation 2 desbloqueado uma versão alternativa e pirata de "GTA: San Andreas"? Realmente é difícil conhecer alguém que não se lembre de títulos como "GTA: Dragonball Z", "GTA: Tropa de Elite" ou "GTA: Rio de Janeiro", que eram versões recheadas de mods que já existiam nos PC's, mas da mesma forma trouxeram para os consoles. 

Existiam versões que de certo modo até davam para jogar na infância, mas havia outras que eram desprezíveis, apenas acrescentavam ruas voadoras, todas sem os menores sentidos. E para quem nunca ouviu falar nessas versões, eu indico conferirem algumas em forma de vídeos, pois realmente são bizarras. 

Percebam nas bizarrices dessas versões

Durações que Valem pelo Preço:

Uma das principais característica da série são as durações dos seus games, que sempre foram bem longas e satisfatórias aos fãs. Os games sempre contam as histórias dos protagonistas crescendo na vida, o que leva bastante tempo. Os jogos possuem cerca de 30 à 50 horas de jogatina, o que é raro ver em games do gênero, incluindo os que são em mundo livre, pois realmente é bastante tempo de jogo, o que fazem todos os games da série valerem o preço a se pagar.

Dificuldade Calibrada:

Outra característica da série é que entre as dezenas de missões que os jogos possuem, todas elas tem suas dificuldades calibradas, não são nem muito difíceis, nem muito fáceis. A série com certeza usou esse método pelo fato dos games não terem níveis de dificuldade, ou seja, não é possível determinar entre "fácil, médio ou difícil", a série prefere seguir um nível único, provavelmente para determinar uma dificuldade exata.

 Franquia Rentável ao Extremo:

Como muitos devem saber, "Grand Theft Auto" é uma das franquias mais rentáveis que já existiu no mundo dos games. A série hoje em dia só perde para a saga "Call of Duty", em que consegue por um valor não tão distante, superar os arrecadamentos, tanto totais, quanto dos primeiros momentos do lançamento. 

Como exemplo podemos dizer as vendas de "GTA: San Andreas", um dos games mais bem recebidos da série. Em 3 de março de 2005 o jogo já tinha vendido mais de 12 milhões de exemplares, só para o PlayStation 2. Em 25 de setembro de 2007 se tornou o jogo eletrônico mais vendido dos Estados Unidos com 8,6 milhões de cópias vendidas, à frente de seus antecessores "GTA: Vice City" e "GTA III". 

Bem Premiado:

A série "Grand Theft Auto" apenas não teve tamanha simpatia com as críticas nos seus games iniciais, pois mais adiante, eu acredito que os mesmos conseguiram se acostumar com toda a violência da série. Dito isso, tamanho sucesso da franquia apenas cresceu mais e mais, principalmente depois da onda de prêmios que todo ano a série adquiria. No "VGA", desde de 2004, a saga começou a ser reconhecida, e "GTA: San Andreas" levou para casa o principal prêmio da noite, o "Jogo do Ano". Além deste, um ano mais tarde foi a vez dos reconhecimentos dos títulos portáteis, com as indicações de "GTA: Liberty City Stories" para a categoria do mesmo. E encerrando temos "GTA IV", game que novamente levou "Jogo do Ano" para casa. 

Multiplayer Desconhecido:

Um dos fatores que por incrível que pareça, são desconhecidos na série, é o multiplayer. Esse modo se iniciou em 'offline' no "GTA: San Andreas", em que todos devem se lembrar, contava com dois jogadores simultâneos em uma mesma região. Obviamente o modo era bastante jogado, mas mais ainda polêmico, em que era possível fazer ambos os personagens dos jogadores se beijarem, e com isso, mais processos foram feitos. 

O multiplayer offline de "GTA: San Andreas" foi conhecido por vários fãs da série, 
que possuem conhecimento de que o modo era realmente polêmico

Mas também existe o modo multiplayer online no "GTA IV", que infelizmente não é tão famoso na série. O modo se contia no mundo gigantesco de "Liberty City", com tudo a dispôr do jogador, entre mata matas em equipes, tiroteios aleatórios, corridas, disputas de tiros dentro dos carros, entre outros. Podemos dar como exemplo que esse modo funciona do mesmo jeito que o multiplayer de "Red Dead Redemption", outro jogo aclamado pelo crítica da mesma desenvolvedora. 

Apesar de menos conhecido, o muliplayer online 
de "GTA IV" é muito bem feito

Grand Theft Auto - Jogo aclamado pelo público, e odiado pela crítica:

O primeiro game da série possuiu seus dias de glórias juntinho com os problemas. Isso pois, apesar de ser um game simples, não tão inovador para a época, os fãs gostaram da tamanha liberdade que era proposta no título. O jogo já usava violência como marketing, e isso não era algo normal de se ver na época. 

O game não apresentava enredo fixo, apenas conceitual, em que praticamente no jogo inteiro, a única coisa a se fazer era roubar carros, atropelar pessoas e ganhar brindes com isso. A crítica não gostou nem um pouco da ideia do game, e forneceram notas horríveis para o título, que ao mesmo tempo, já havia adquirido fãs.

A franquia iniciou seus games com o amor do 
público e o ódio das críticas

Grand Theft Auto III - A Revolução da Série:

É impossível fazer qualquer análise de "GTA" sem mencionar o rei que forneceu a série o estilo em que ela vive hoje em dia. "GTA III" trouxe a jogabilidade 3D, e agora era possível fazer todas as suas ações de forma bem mais realista. Tudo estava ampliado, o número de pessoas nas ruas, os números de veículos, e os números de afazeres. 

Agora a história continha um protagonista fixo, o calado do Claude Speed, e sua jornada de vingança contra sua ex parceira de grandes roubos. Além de um enredo bem feito, gráficos considerados revolucionários, também foi o game que trouxe vida para a série. O game foi muito aclamado pela crítica, e os fãs nunca ficaram tão eufóricos. 

"GTA III", game que praticamente trouxe vida para a série

Grand Theft Auto: San Andreas - Como não ser amado?

Sem sombra de dúvida, o game mais amado da série foi "GTA: San Andreas", que pela primeira vez trouxe uma liberdade nunca vista na série. O jogo trouxe um mapa praticamente o triplo dos jogos antecessores, com regiões populosas, de compras, de cassinos, de turismo e até mesmo lugares urbanos. Como todos sabem, eu estou falando da famosa cidade de "San Andreas". O game também forneceu uma gigantesca personalização de personagens e veículos, além de um número maior ainda de carros e populações diferentes.

E como não falar sobre o lendário Carl 'CJ' Johnson, protagonista do game, que para muitos, é o protagonista favorito da série. CJ sempre possuiu um carisma monstruoso, e no game, o enredo gira em volta de sua tentativa de reconstruir a sua antiga gangue, os "Grove Streets Families", além de ao mesmo tempo, tentar descobrir os mistérios por trás da morte de sua mãe. Além de um enredo muito envolvente, o game apresentou gráficos jamais vistos, que na época eram inovadores ao extremo, além de uma jogabilidade muito mais fluída e novamente bem recebida pelos fãs. Se saiu tão bem nas críticas que ganhou "Jogo do Ano" no VGA 2004. San Andreas é um dos games mais respeitáveis da série, sendo o favorito de muitas pessoas.

"GTA: San Andreas" fez história no universo 
da série e na vida dos fãs

Grand Theft Auto IV - A Mudança de Rumo que Divide Opiniões:

Porém, na minha humilde opinião, o game mais realista e bem feito da série foi "GTA IV", que mudou o rumo da franquia nesse sentido, e como muitos se negam a não serem loucos e fazer atrocidades com o CJ, simplesmente xingam muito este título em questão. Isso é sem dúvida a maior injustiça entre os fãs, que realmente não sabem o que estão dizendo. O título foi o primeiro da série a vir para a atual geração de consoles, e fez jus ao gigantesco potencial da franquia. 

O game contava a história de Niko Bellic, imigrante que veio aos EUA para fugir de problemas no seu país, e ao mesmo tempo procura uma amarga vingança dos seus tempos de guerra. O game possuí um enredo nunca tão caprichado na série, em que consegue misturar todos os elementos já vistos de forma única, como guerras de máfias, guerras de gangues e até mesmo guerras de governos. Niko, o novo protagonista, na minha opinião foi o mais marcante de toda a série, em que consegue possuir um carisma único. O game trazia gráficos quase inacreditáveis para a época, uma jogabilidade extremamente realista e bem fluída, sendo que era impressionante o sistema de queda de inimigos ou pessoas na ruas, algo totalmente inacreditável até hoje. Na minha opinião, "GTA IV" é o jogo mais caprichado e realista que a série já lançou, até agora...

Na minha opinião, "GTA IV" é um daqueles títulos 
essenciais para qualquer jogado

Expansões Bem Sucedidas de "GTA IV":

Duas expansões extremamente bem sucedidas foram lançadas para "GTA IV". "The Lost and Damned" e "The Ballad of Gay Tony" foram os dois novos títulos, em que vocês podem perceber a tamanha imersão dessas novas expansões tendo em mente que cada uma delas trouxe: uma nova história paralela a de "GTA IV", dois novos protagonistas, novos veículos, novas armas e maior exploração do universo de "Liberty City". Tirando o preço extremamente caro de ambas expansões, as mesmas conseguem trazer uma diversão extra para todos os jogadores e são essenciais para qualquer fã da franquia.

As duas expansões foram altamente bem sucedidas, 
e são novas experiências essenciais para os fãs

Resultado Final:

Eu acho que ninguém tem dúvida do potencial da saga "Grand Theft Auto", e para muitos, a série é uma das melhores e mais violentas experiências de suas vidas, inclusive da minha. Simplesmente TODOS os games da série valem a pena de serem jogados, inclusive os antigos, que servem para mostrar o tamanho valor da franquia. 

"Grand Theft Auto" são jogos feitos para os apreciadores de ótimos enredos, inovações e uma liberdade extremamente grande.

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto
Playstation / PC / Game Boy Color
Outubro de 1997

Grand Theft Auto, ou GTA, como é mais conhecido, é um jogo lançado originalmente para PC pela DMA Design, onde a principal característica é a possibilidade de roubar qualquer um dos carros do jogo.

Enredo: O game simplesmente não tinha um enredo, ele apenas exigia que você escolhesse um dos personagens a seus dispor e começasse as maiores possíveis na cidade de "Liberty City".

Nota: 8,0

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto: London, 1969
Playstation / PC
Janeiro de 1999

Grand Theft Auto Mission Pack#1: London, 1969 é um jogo da série de jogos de computador e vídeo games Grand Theft Auto. É o segundo título da série Grand Theft Auto, e um pacote de expansão do jogo Grand Theft Auto, lançado em 1999. GTA: London, 1969 é uma expansão independente do primeiro jogo e se passa em Londres.

EnredoGrand Theft Auto 2 é uma continuação direta do primeiro, mas agora focada em uma cidade fictícia chamada Anywhere City, dividida em três distritos, um por fase, começando em um distrito chamado Distrito Central (Downtown District). Todos eles são ambiente 2D, vistos numa perspectiva de cima. O objetivo era o mesmo, adquirir o maior número possível de violência.

Nota: 7,2

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto 2
Playstation / PC / Dreamcast / Game Boy Color
Outubro de 1999

Grand Theft Auto 2, também conhecido como GTA 2, é um jogo eletrônico da série Grand Theft Auto desenvolvido pela Rockstar Games. Foi lançado no mundo inteiro em 22 de outubro de 1999 e em 22 de Dezembro de 2004 (5 anos depois) foi liberado pela Rockstar para download de graça em seu site oficial. o jogo foi classificado em muitos países como um jogo para adultos, dado o alto nível de violência e palavrões.

Enredo: O nome do personagem jogável é Claude Speed, recém liberto da prisão. O objetivo de cada uma das três áreas é obter dinheiro suficiente para passar para a próxima. Para atingir o objetivo, você poderá executar qualquer tarefa que dê dinheiro: roubar carros, explorar, dar tiros, atropelar pessoas, assassinar, explodir carros, etc. No entanto, a norma para ganhar grandes quantias em dinheiro é a realização de missões para grandes organizações criminosas. 

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto III
Playstation 2 / Xbox / PC
Outubro de 2001

Grand Theft Auto III (abreviado como GTA III e também conhecido como Grand Theft Auto: Liberty City) é um jogo eletrônico desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. É o terceiro jogo da série Grand Theft Auto, mas o primeiro a ser feito em terceira dimensão. Foi lançado em outubro de 2001 para o console PlayStation 2, em maio de 2002 foi lançada a versão para Windows e em Novembro de 2003 saiu a versão para Xbox.

Enredo: GTA III é situado na cidade Liberty City, uma cidade metropolitana ficcional. O jogo segue um criminoso chamado Claude Speed, que foi traido por sua namorada depois de um roubo a banco e precisará trabalhar para vários chefões do crime da cidade, antes de finalmente confronta-la.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto: Vice City
Playstation 2
Novembro de 2002

Grand Theft Auto: Vice City (também conhecido como GTA: Vice City ou GTA: VC) é um jogo eletrônico de videogame e computador de ação-aventura criado pela Rockstar North e publicado e distribuido pela Rockstar Games. É o segundo jogo em 3D da super premiada e rentável franquia Grand Theft Auto, sendo o quarto da série no total. Foi lançado na América do Norte em 27 de outubro de 2002 para o PlayStation 2 e logo tornou-se o jogo mais vendido daquele ano.

Enredo: GTA Vice City se passa anos antes de GTA 3, em 1986.3 Tommy Vercetti é finalmente liberto da prisão, como um dos bandidos da gangue Forelli ele havia passado 15 anos em nome da família na prisão.4 Finalmente ele foi liberto e Sonny Forelli , seu antigo chefe, fica sabendo da situação, afinal, foram 15 anos. Mas Sonny sabe que a situação não é muito boa com a volta de Tommy as ruas.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto: Advance
Game Boy Advance
Outubro de 2004

Grand Theft Auto Advance é um jogo para Game Boy Advance, sendo o sexto jogo da série Grand Theft Auto, que foi desenvolvido pela Digital Eclipse, publicado pela Rockstar Games, e lançado em 25 de outubro de 2004. Esse jogo é apenas referenciado como "Grand Theft Auto Advance" na tela inicial do jogo, mas a capa do jogo e todo o material promocional do mesmo se refere apenas como Grand Theft Auto.

Enredo: O jogo se passa 1 ano antes de GTA III, onde Mike um criminoso, junto com seu amigo de crime Vinnie (que o salvou quando ele era sem-teto) fizeram bastante trabalhos para máfia e assim conseguiram muito dinheiro, os dois planejavam se aposentar de sua vida criminosa e fugir para outra cidade. Porém Vinnie achava que eles deviam conseguir mais dinheiro e assim Mike começa a trabalhar para Vinnie, depois de conseguir adquirir muito, Vinnie fala para Mike encontrá-lo numa loja de bombas de um amigo seu, chamado 8-ball mas ao chegar lá, o carro de Vinnie explode por uma bomba e este morre. Mike fica irado e jura vingança eterna para quem fez aquilo, 8-ball fala para ele se acalmar e diz que também sente muito. Assim Mike, que perdeu todo o seu dinheiro, decide trabalhar para 8 ball em troca de encontrar pistas sobre a morte de Vinnie.

Nota: 6,0

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto: San Andreas
Playstation 2 / Xbox / PC
Outubro de 2004

Grand Theft Auto: San Andreas (também conhecido como GTA: San Andreas ou GTA: SA) é um jogo eletrônico sandbox de ação-aventura, para computador e video-game, desenvolvido pela Rockstar North. É o terceiro jogo em 3D da série Grand Theft Auto, e o quinto jogo original (oitavo lançamento, no total). Lançado originalmente para PlayStation 2, em 26 de outubro de 2004, o jogo desde então foi convertido para o Xbox e Microsoft Windows, e foi aclamado deste então, com números de vendas elevados para todas as plataformas.

Enredo: O jogo se passa no estado fictício de San Andreas, nos Estados Unidos, que contém três metrópoles. Ambientado no fim de 1992,7 a trama de San Andreas gira em torno de um membro de gangue, Carl "CJ" Johnson, que retorna para seu lar em Los Santos (equivalente à Los Angeles real), depois de uma longa temporada em Liberty City, após descobrir a morte de sua mãe. CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a Grove Street Families, em completo abandono. Ao longo do decorrer do jogo, CJ gradualmente descobre o que está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece a gangue e explora suas próprias aventuras nos negócios.

Nota: 10

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto: Liberty City Stories
PSP / Playstation 2
Outubro de 2005

Grand Theft Auto: Liberty City Stories (GTA: LCS) é um jogo da série de jogos de computador e Video game Grand Theft Auto. Foi lançado originalmente para o videogame portátil PlayStation Portable (PSP). Mais tarde, o jogo foi lançado também para o console Playstation 2 (PS2).

Enredo: "Liberty City Stories" se passa em 1998, três anos antes dos eventos de "Grand Theft Auto III", compartilhando o mesmo cenário e alguns dos personagens. O jogador controlará Tony Cipriani, que retorna a Liberty City e se vê preterido ao cargo de braço direito do chefão Salvatore Leone. Sim, é uma referência clara a "O Poderoso Chefão", clássico livro de Mario Puzo e adaptado magnificamente para o cinema por Francis Ford Copolla em forma de trilogia.

Nota: 8,8

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto: Vice City Stories
PSP / Playstation 2
Outubro de 2006

Grand Theft Auto: Vice City Stories (GTA:VCS) é o décimo jogo da série Grand Theft Auto, desenvolvido pela Rockstar Leeds foi lançado pela Rockstar Games exclusivamente para o PlayStation Portable (PSP) no dia 31 de outubro de 2006. Depois o jogo foi liberado para o Playstation 2.

Enredo: O jogo se passa em 1984, dois anos antes dos eventos de "GTA: Vice City". O novo protagonista é Victor Vance, que faz ponta no game original. Vance é um soldado do exército dos EUA, que é envolvido contra a sua vontade ao tráfico de drogas pelo seu sargento, Jerry Martinez. Ao perder seu cargo, Vance mergulha de vez no perigoso mundo do crime. 

Nota: 8,2

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto IV
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Abril de 2008

Grand Theft Auto IV (também conhecido pelas abreviações GTA IV e GTA 4) é um jogo de ação da série Grand Theft Auto, criado pela Rockstar Games, produzido por suas subdisiárias e lançado em 29 de Abril de 2008 para PlayStation 3 e Xbox 360 e em 2 de Dezembro de 2008 para computador.

Enredo: A história do jogo segue a trajetória de Niko Bellic, um veterano da Guerra Civil Iugoslava e ex-traficante de pessoas, quando chega em Liberty City para juntar-se ao seu primo Roman, na esperança de uma vida melhor. Niko também busca o traidor que armou uma emboscada para sua unidade militar levando 12 dos seus 15 companheiros à morte, além de considerar a cidade um local seguro de Ray Bulgarin, o homem que o contratou para traficar pessoas para a Itália e que agora o considera culpado pelo ataque que levou uma embarcação cheia de "mercadorias" a afundar e perder a "carga". Assim que chega, Niko descobre que as histórias de "mansões, mulheres e carros" de Roman eram mentira, e que ele na verdade mora em um pequeno apartamento mal-conservado pago com o dinheiro resultante de sua frota de táxis decadente. Fora isso, Roman tem problemas com o dinheiro que deve a organizadores de jogos de azar e agiotas. Niko o ajuda com esses problemas enquanto tenta começar uma nova vida na cidade.

Nota: 10

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto IV: The Lost And Damned
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Fevereiro de 2009

Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned é a primeira de duas expansões episódicas para as versões para Playstation 3, Xbox 360 e PC de Grand Theft Auto IV, desenvolvidas pela Rockstar North. Foi lançado em 17 de fevereiro de 2009.

Enredo: A história começa com Johnny Klebitz e os membros da gangue de motoqueiros The Lost Motorcycle Club (da qual Johnny é o vice-presidente) circulando pelas ruas de Alderney. No momento, Johnny é o presidente em exercício, pois o presidente oficial, Billy Grey, passou o último ano em um tratamento de recuperação de dependentes químicos compulsório, após ser preso por porte de drogas. Durante sua liderança, Johnny fez uma série de negócios em Liberty City para possibilitar a continuidade do tráfico de drogas e armas que sustenta a gangue, após a administração fraca de Billy ter levado a gangue a uma situação financeira difícil. Assim que é liberado do tratamento, Billy retorna ao comando da gangue e recomeça uma série de crimes, aumentando a tensão existente entre ele e Johnny. Enquanto Johnny prefere manter a gangue agindo silenciosamente, evitando conflitos com outras gangues, Billy opta por ações violentas e irracionais. Desta forma, Billy quebra o acordo com a gangue The Angels of Death e inicia uma guerra com ela.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto: Chinatown Wars
Nintendo DS / PSP / PS Vita / iOS
Março de 2009

Grand Theft Auto: Chinatown Wars é um jogo da Rockstar Games, é o quarto jogo da série Grand Theft Auto para um console de videogame da Nintendo, Nintendo DS (Os primeiros eram GTA 1 e GTA 2 para GameBoyColor, depois Grand Theft Auto Advance, para Game Boy Advance) da Sony, PSP e da Apple Inc., (iPhone, iPad e iPod Touch).

Enredo: A história gira em torno de chineses e coreanos gangsters. O jogador assume o papel de Huang Lee, um jovem de 25 anos, membro da Tríades, que deve entregar uma relíquia de seu pai recém-assassinado, uma espada da família, a seu tio Wu Lee, agora o novo patriarca. Huang é emboscado no caminho, e ele não só deve recuperar a espada, mas vingar da morte do pai no processo.

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Outubro de 2009

Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony é a segunda de duas expansões episódicas para a versão de Xbox 360 e para Playstation 3 e PC lançado no dia 13 de abril de 2010 Grand Theft Auto IV, desenvolvidas pela Rockstar North programada para lançamento durante o quarto ciclo do ano fiscal da Take-Two Interactive em 2009 (1 de agosto de 2009 - 31 de outubro de 2009).

Enredo: O jogo conta a história paralela de Luis Fernando Lopez, nos momentos de negociações de tráfico e os afazeres das suas boates. 

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário